quarta-feira, 26 de março de 2008

Gringo Cardia de todas as tribos















Considerado um dos maiores profissionais multimídias do país, Gringo Cardia faz retrospectiva de sua carreira em exposição no Palácio das Artes.

Gringo é arquiteto, designer gráfico, cenógrafo, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro e de desfile de moda, cuja fama foi construída ao trabalhar com os mais consagrados nomes nacionais como Maria Bethânia, Cássia Eller, Intrépida Trupe, Deborah Colker e outros.









Gringo Cárdia de Todas as Tribos conta o percurso deste artista visual, desde suas inspirações às realizações nas artes cênicas, na dança, na música, no cinema, em vídeo, em design, videografismo, moda e tv. O circuito da mostra começa pelas referências aos mais diversos elementos a que Gringo recorre, desde os anos 70, durante seu processo criativo: mapa-múndi e seu interesse em viajar aos mais desconhecidos lugares do mundo; ícones da música, como Rita Lee, Maria Bethânia e David Bowie; grandes nomes do cinema como Bergman, George Lucas; artistas plásticos, como Dan Flavin e Jéssica Stockholder; ginástica olímpica, esporte que praticou durante a adolescência e que contribuiu para consolidar uma concepção de trabalho para a Intrépida Trupe, com quem trabalhou por mais de dez anos.


O texto foi retirado do site http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=1&cat=39&con=1260 e as fotos foram tiradas por mim em uma visita à exposição.

Sem comentários: