Considerado um dos maiores profissionais multimídias do país, Gringo Cardia faz retrospectiva de sua carreira em exposição no Palácio das Artes.
Gringo é arquiteto, designer gráfico, cenógrafo, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro e de desfile de moda, cuja fama foi construída ao trabalhar com os mais consagrados nomes nacionais como Maria Bethânia, Cássia Eller, Intrépida Trupe, Deborah Colker e outros.
Gringo Cárdia de Todas as Tribos conta o percurso deste artista visual, desde suas inspirações às realizações nas artes cênicas, na dança, na música, no cinema, em vídeo, em design, videografismo, moda e tv. O circuito da mostra começa pelas referências aos mais diversos elementos a que Gringo recorre, desde os anos 70, durante seu processo criativo: mapa-múndi e seu interesse em viajar aos mais desconhecidos lugares do mundo; ícones da música, como Rita Lee, Maria Bethânia e David Bowie; grandes nomes do cinema como Bergman, George Lucas; artistas plásticos, como Dan Flavin e Jéssica Stockholder; ginástica olímpica, esporte que praticou durante a adolescência e que contribuiu para consolidar uma concepção de trabalho para a Intrépida Trupe, com quem trabalhou por mais de dez anos.
O texto foi retirado do site http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=1&cat=39&con=1260 e as fotos foram tiradas por mim em uma visita à exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário